terça-feira, 29 de outubro de 2013

O meu Pão-de-Ló

Havia ovos em excesso da tia A. no frigorífico, e o que me passou pela cabeça? UM PÃO-DE-LÓ! O marido provou, aprovou e devorou...
Aqui vai a receita!


INGREDIENTES:
8 ovos, 200gr açúcar, 120gr farinha, 1 c.sopa de fermento

Bater as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado,depois juntar as claras já batidas em castelo alternando com a farinha peneirada e o fermento.
 Envolver delicadamente. 
Verter o preparado para uma forma untada e enfarinhada (opcionalmente forrar a forma com papel vegetal untado com manteiga) e levar ao forno a 180ºc. 




Demora cerca de 35min a ficar pronto, mas a partir dos 25min recomenda-se vigiar atentamente para que não fique seco. Se acontecer começar a escurecer demasiado, cobrir com uma folha de papel de alumínio nos últimos minutos de forno.

Desenformar frio.



E para acompanhar, o novo chá de Laranja Rooibos da Lipton!

Um domingo de chuva, um bebé com febre e os avós para almoçar

Foi de barriga e alma cheia que saíram daqui os vovós naquele domingo. Morriam de saudades do neto, e o convite para o almoço veio mesmo a calhar!

Para começar, um rolo de carne, cuja receita já partilhei aqui, mas desta vez recheei com espinafres salteados. Ficou uma maravilha!!!

Seguiu-se a sobremesa, que não foi mais do que uma invenção minha! Tinha no frigorífico um resto de queijo de cabra e umas folhas de massa Filo, consultei o meu amigo Google e o resultado foi este: uma trouxinha de maçã com queijo de cabra, regada com mel e com um raminho de alecrim. O vovô fez questão de degustar a sobremesa com 'requintes de malvadez', guardando um restinho de vinho. 
O vinho seleccionado foi um Contemporal Reserva Douro 2010, e estava uma delícia :-)





Para rematar fizemos a Abertura Oficial da temporada das Castanhas'13, e o avô ficou rendido aos encantos das Mãos Inquietas...




quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Mais uma fraldinha pintada!

Esta foi a mais recente encomenda de pinturas em tecido, ficou um amor!

Voltam a vir os dias cinzentos e as Mãos Inquietas preparam-se para voltar a pôr mãos à obra no Fimo e nos pincéis! É bom estar de volta nestas andanças :-)


segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Meravigliose pizze fatte da mani irrequiete! *

(*)Pizzas maravilhosas feitas pelas mãos inquietas

Descobri que afinal fazer uma pizza caseira pode ser a excelente oportunidade de aproveitar sobras e evitar que se desperdice comida.

E que bonitas que elas ficam!
A base é sempre massa de pizza do Continente, coberta com molho de tomate (polpa) e polvilhada com um pouco de orégãos e queijo mozzarela ralado. Depois é só deixar a imaginação tomar conta do resto!

Tomate, queijo mozzarela fresco, cogumelos brancos frescos, bacon em tirinhas e manjericão

Tomate, cogumelos brancos frescos, salame, rúcula, queijo mozzarela  ralado


sábado, 12 de outubro de 2013

Doces e Docinhos

Já consigo imaginar os amigos à volta da mesa, um bom queijo, umas tostinhas, uma paiola e um pão-de-ló de Margaride.
Uma lareira, chuvinha lá fora, os miúdos a brincar e os pais simplesmente a desfrutar de tudo isto... É ou não é um cenário idílico, caros amigos?

Este tempo convida a compotas de todos os sabores, consoante os frutos que vamos tendo disponíveis. Este ano já se tentaram novas combinações, e todas passaram com distinção na prova do Crítico-Mor!
Aqui estão elas, as meninas dos meus olhos do momento...



Tomate, Maçã com Canela e um toque de Porto, e Perâs com Nozes e Erva-Doce

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Leãozinho e Mamã Leoa

A escolinha deixa-o assim, esgotado... e os fins de dia são sempre bons. Levo-o comigo para a cama, o leitinho na mão. Rouba-me a almofada e o lugar, é o nosso ritual da noite. Parece um leãozinho brincalhão, ali a rebolar nos lençóis e sempre a sorrir. Acaba por adormecer quase sempre encostadinho a mim, sossegado. Gosto de o tocar, é tão macio, tão meu, cheira mesmo bem. Sentir o seu calor e ficar a ouvir a respiração acalma-me e faz-me sentir bem.
Depois levo-o, com um beijinho na pontinha do nariz, para a sua cama, mas estes momentos só nós sabemos, são tão nossos.
É a Mamã Leoa e o seu Filho Leãozinho...

(adaptado)

Novidades...

Vêm aí novidades... de presépios, de pizzas, de compotas, uma ou outra pintura em tecido......

HAJA TEMPO!!
(já voltava era para onde isto tudo começou!...)

Mãos à Obra e um presente de casamento...


Um presente de casório para o V. e a C.

O presente era composto por uma noite e vários tratamentos no SPA do Hotel Talaso Atlântico em Baiona. Ao que parece foi do agrado dos noivos, esperamos as notícias no regresso :-)

E para que não fosse entregue só uma folhita num envelope, decidimos embelezar a oferta. Encontrei esta caixinha de madeira, ainda em bruto, com o tamanho ideal. Usando a técnica do Guardanapo, lá a decorei para que ficasse bem bonita e romântica!!
Que tal me saí?

Bjinhos V. e C., muitas felicidades...