sábado, 10 de maio de 2014

Crescemos e saímos do Ninho!!




O Desafio veio bater-nos à porta... e se há lição que eu tenho vindo a aprender é que ninguém alcança nada sem sair da sua Zona de Conforto...


Na Rua de Cedofeita, mesmo no início junto à praça Carlos Alberto, existe uma lojinha aberta há não mais do que umas 3 semanas, cujo conceito é unir num espaço o trabalho dos mais variados artesãos/artistas, cada um dentro da sua especialidade, com os mais diversos materiais, nos mais diversificados tipos de produtos.



Um empurrãozinho do marido foi O PASSO para seguirmos em frente e alugarmos o nosso cantinho ali. Daí até à concretização do espaço em si foi uma correria, dias de cabeça cheia, Mãos Inquietas a trabalharem muitíssimo para criar peças para expôr...
E ontem foi o grande dia!! 
Sem palavras que o expliquem, o orgulho é muito... e a ânsia pelo primeiro feedback é muita também, mas agora é dar tempo ao tempo, e manter-me ao nível das exigências!!!

Apresento-vos o meu cantinho!! 



Passem por lá, ou vejam os produtos aqui e encomendem, ou simplesmente dêem a vossa opinião sobre o meu cantinho!!


:-) boa sorte para mim!...

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Detalhes à Mesa ( '' , )

Hoje recuamos um pouquinho até à Páscoa '14.
O programa foi maravilhoso: a mãe compra a carne, a sogra cozinha, e eu recebo a minha adorada família mais uma vez à minha mesa!
E habituada que eu estou a pôr 'mãos inquietas' à obra sempre, estavam a faltar-me as ideias... aparentemente já não fazia falta mais nada, havia bolos e sobremesas, havia prato principal, havia tudo... e nada feito por mim!!
Então, numa rara ida ao LIDL, tropecei nesta ideia, e achei um sucesso que junta Frescura, Simplicidade e Aspecto Gourmet!
Lá mesmo comprei os pistácios já em pedacinhos. Noutro sítio comprei morangos bons e fresquinhos e também chocolate culinário 70% cacau ( evito marcas brancas - Pantagruel ou Nestlé são os eleitos, acho que o resultado final é mais saboroso).
Comecei por arranjar os morangos, lavá-los e secá-los com um pano, mas mantendo-os inteiros.
Então derreti no microondas, devagarinho, 100g de chocolate com uma colher bem cheia de manteiga, até ficar cremoso e homogéneo (deixar ferver dá cabo da mistura, deve fazer-se lentamente).
Depois foi só mergulhar a ponta de cada morango no chocolate e pousar virado ao contrário já no prato de servir. Deitar um punhadinho de pistácios em cima para aderirem ao chocolate ainda morno.
Repeti a operação para cada morango, dispondo-os bonitinhos no prato.
No final deitei o que sobrava dos pistácios sobre os morangos, vendo se algum tinha menos que os outros.
Ouvir o meu Papá dizer: ''Xaninha, apresentação 5 Estrelas'' foi bom. São estes elogios que me fazem continuar...
A verdade é que estava muito bom. Morangos com chocolate são aquela combinação clássica infalível :-)


A crise é a culpada... sai uma Tarte Inventada!!!

É bem verdade, a crise é a culpada, e obrigada por isso!! Não se pode deixar estragar comida. De vez em quando lá vai a 'Mãos Inquietas' ao frigorífico, e começa a imaginar que prato poderá criar com as mais variadas coisas, e latas abertas, e restos de legumes, etc, para que nada acabe por ir para o lixo... [soa a aproveitar 'restos' (com má conotação) mas na realidade está bem longe disso!]

Desta vez saiu esta maravilhosa Tarte Inventada!!


  • 1 base de massa quebrada
  • 1 farinheira
  • bróculos e couve flôr cortadinhos bem pequenininhos
  • 4 ovos
  • 1 pacote de natas light
  • 1 embalagem de um (qualquer) queijo ralado
  • sementes de papoila para polvilhar no final
  • ingredientes para uma salada rica à escolha (o que houver no frigo serve muito bem!)
Forrar a tarteira usando a base de massa quebrada sem retirar o papel vegetal. Com a farinheira forrar o fundo da tarte, criando uma camada fina.
À parte juntar os 4 ovos e o pacote de natas e bater bem com um garfo. Juntar os legumes cortados bem fininhos e um pouco mais de metade da embalagem do queijo. Se tiver outros legumes a 'definhar no frigo, tipo alho francês, cebola, cenoura, pode usar sem receios! não precisa de mais temperos, porque a farinheira já lhe dá o sabor, mas se pretender pode temperar com um pouco de sal e pimenta.
Envolver bem e colocar dentro da tarte. Levar ao forno a 180ºC, e vigiar. Deve demorar cerca de 1/2 hora a ficar lourinha e sequinha, mas como varia consoante o forno, o ideal é ir avaliando. 
Retirar do forno e polvilhar com sementes de papoila.
Servir quentinha, acompanhada de uma rica salada ''do q'ouver''!


Estou de Folga, vou passar a tarde na cozinha!!!

Boas!!
Há dias andava eu a cuscar na WEB (coisa que raramente faço!! ( '', ) ) e descobri uma receita que tinha de experimentar...
Finalmente havia chegado a oportunidade de usar os Mirtilos que estavam um bocadinho entregues à sua sorte ali pelo congelador...


Tarte de Brownie de Mirtilos

Bem... ficou mesmo BOUA......

1 base de massa quebrada
100g de manteiga sem sal
2 ovos
100g de açúcar
100g de chocolate culinário com 70% Cacau (aqui eu evito marcas brancas...)
40g de farinha + 1 c. chá de fermento
80 a 100g de mirtilos frescos

Comece por ligar o forno a 180ºC. Vai precisar de uma tarteira de fundo amovível com 23 cm de diâmetro. Desenrole a base de massa quebrada, e sem retirar o papel vegetal, forre com cuidado a tarteira. Não apare os bordos da massa. Pique bem com um garfo e leve ao forno durante 10 minutos. Retire e deixe arrefecer um pouco. Enquanto isso prepare o Brownie.

Num tacho leve o chocolate partido em pedaços e a manteiga a derreter em lume brando.
Entretanto bata os ovos inteiros com o açúcar, na batedeira, até ficar uma mistura espessa e homogénea.
Envolva o chocolate e a manteiga (mornos) com a mistura dos ovos e do açúcar. Acrescente a farinha e os mirtilos e envolva tudo com cuidado até ficar homogéneo.
Deite a massa do brownie sobre a base de massa quebrada e leve o forno por cerca de 15 a 20 minutos (varia consoante o forno, mas deverá ficar estaladiço por fora e mole por dentro). Preste atenção para atingir o ponto desejado.
Deve deixar-se arrefecer antes de desenformar e cortar.

Servir com iogurte grego!! 
Quem provou, aprovou mesmo....