terça-feira, 29 de outubro de 2013

O meu Pão-de-Ló

Havia ovos em excesso da tia A. no frigorífico, e o que me passou pela cabeça? UM PÃO-DE-LÓ! O marido provou, aprovou e devorou...
Aqui vai a receita!


INGREDIENTES:
8 ovos, 200gr açúcar, 120gr farinha, 1 c.sopa de fermento

Bater as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado,depois juntar as claras já batidas em castelo alternando com a farinha peneirada e o fermento.
 Envolver delicadamente. 
Verter o preparado para uma forma untada e enfarinhada (opcionalmente forrar a forma com papel vegetal untado com manteiga) e levar ao forno a 180ºc. 




Demora cerca de 35min a ficar pronto, mas a partir dos 25min recomenda-se vigiar atentamente para que não fique seco. Se acontecer começar a escurecer demasiado, cobrir com uma folha de papel de alumínio nos últimos minutos de forno.

Desenformar frio.



E para acompanhar, o novo chá de Laranja Rooibos da Lipton!

Um domingo de chuva, um bebé com febre e os avós para almoçar

Foi de barriga e alma cheia que saíram daqui os vovós naquele domingo. Morriam de saudades do neto, e o convite para o almoço veio mesmo a calhar!

Para começar, um rolo de carne, cuja receita já partilhei aqui, mas desta vez recheei com espinafres salteados. Ficou uma maravilha!!!

Seguiu-se a sobremesa, que não foi mais do que uma invenção minha! Tinha no frigorífico um resto de queijo de cabra e umas folhas de massa Filo, consultei o meu amigo Google e o resultado foi este: uma trouxinha de maçã com queijo de cabra, regada com mel e com um raminho de alecrim. O vovô fez questão de degustar a sobremesa com 'requintes de malvadez', guardando um restinho de vinho. 
O vinho seleccionado foi um Contemporal Reserva Douro 2010, e estava uma delícia :-)





Para rematar fizemos a Abertura Oficial da temporada das Castanhas'13, e o avô ficou rendido aos encantos das Mãos Inquietas...




quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Mais uma fraldinha pintada!

Esta foi a mais recente encomenda de pinturas em tecido, ficou um amor!

Voltam a vir os dias cinzentos e as Mãos Inquietas preparam-se para voltar a pôr mãos à obra no Fimo e nos pincéis! É bom estar de volta nestas andanças :-)


segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Meravigliose pizze fatte da mani irrequiete! *

(*)Pizzas maravilhosas feitas pelas mãos inquietas

Descobri que afinal fazer uma pizza caseira pode ser a excelente oportunidade de aproveitar sobras e evitar que se desperdice comida.

E que bonitas que elas ficam!
A base é sempre massa de pizza do Continente, coberta com molho de tomate (polpa) e polvilhada com um pouco de orégãos e queijo mozzarela ralado. Depois é só deixar a imaginação tomar conta do resto!

Tomate, queijo mozzarela fresco, cogumelos brancos frescos, bacon em tirinhas e manjericão

Tomate, cogumelos brancos frescos, salame, rúcula, queijo mozzarela  ralado


sábado, 12 de outubro de 2013

Doces e Docinhos

Já consigo imaginar os amigos à volta da mesa, um bom queijo, umas tostinhas, uma paiola e um pão-de-ló de Margaride.
Uma lareira, chuvinha lá fora, os miúdos a brincar e os pais simplesmente a desfrutar de tudo isto... É ou não é um cenário idílico, caros amigos?

Este tempo convida a compotas de todos os sabores, consoante os frutos que vamos tendo disponíveis. Este ano já se tentaram novas combinações, e todas passaram com distinção na prova do Crítico-Mor!
Aqui estão elas, as meninas dos meus olhos do momento...



Tomate, Maçã com Canela e um toque de Porto, e Perâs com Nozes e Erva-Doce

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Leãozinho e Mamã Leoa

A escolinha deixa-o assim, esgotado... e os fins de dia são sempre bons. Levo-o comigo para a cama, o leitinho na mão. Rouba-me a almofada e o lugar, é o nosso ritual da noite. Parece um leãozinho brincalhão, ali a rebolar nos lençóis e sempre a sorrir. Acaba por adormecer quase sempre encostadinho a mim, sossegado. Gosto de o tocar, é tão macio, tão meu, cheira mesmo bem. Sentir o seu calor e ficar a ouvir a respiração acalma-me e faz-me sentir bem.
Depois levo-o, com um beijinho na pontinha do nariz, para a sua cama, mas estes momentos só nós sabemos, são tão nossos.
É a Mamã Leoa e o seu Filho Leãozinho...

(adaptado)

Novidades...

Vêm aí novidades... de presépios, de pizzas, de compotas, uma ou outra pintura em tecido......

HAJA TEMPO!!
(já voltava era para onde isto tudo começou!...)

Mãos à Obra e um presente de casamento...


Um presente de casório para o V. e a C.

O presente era composto por uma noite e vários tratamentos no SPA do Hotel Talaso Atlântico em Baiona. Ao que parece foi do agrado dos noivos, esperamos as notícias no regresso :-)

E para que não fosse entregue só uma folhita num envelope, decidimos embelezar a oferta. Encontrei esta caixinha de madeira, ainda em bruto, com o tamanho ideal. Usando a técnica do Guardanapo, lá a decorei para que ficasse bem bonita e romântica!!
Que tal me saí?

Bjinhos V. e C., muitas felicidades...

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

E porque nem tudo são esbardalhanços culinários!!



Ah pois é, por cá também se cozinha um peixinho grelhado, neste caso uns belos linguados comprados no Continente com SuperPreço de 50%, com batatinha e ovos caseiros da tia Ana cozidos. Soube-nos que foi uma maravilha!!

6º Aniversário da C. e o seu bolo dos Smurfs - My Master Piece of Art

Esta foi uma das tarefas que mais prazer me deu nas andanças da cozinha. Talvez por ser uma mistura de artes manuais com cozinha, e puxar pela criatividade até não dar mais! A C. queria uma festa dos 6 anos das Monster High; a tia, esta aqui, até nem aprecia o tema, e tinha pouca vontade de pôr mãos à obra na pasta de açúcar, seria por causa do calor ou simplesmente porque não fiquei fã... Palavrinhas doces e a pequena lá escolheu os Smurfs2 !! Na minha cabeça começaram logo a crescer idéias bem originais!!
O bolo foi igual ao usado no Principezinho (receita aqui), mas os 2 bolos foram colocados lado a lado, por forma a ganhar espaço para o cenário.
Outro segredo foi a cobertura de chocolate, o típico ganache de chocolate (100gr de chocolate para 50gr de manteiga tudo derretido lentamente) feito com chocolate culinário mais amargo, com 70% de cacau. Ficou maravilhoso...

Quanto à decoração, valia tudo, desde que fosse comestivel e enquadrado (umas rodelas de tomate, apesar de comestíveis, não vinham muito a propósito, p. ex.): tinha gomas variadas, amêndoas torradas, bolacha maria ralada e pepitas verdes de chocolate.



A C., de olhos vendados lá entrou a medo na sala às escuras, orientada pela tia. Ao acender a luz e tirar a venda, estava diante do bolo e toda a gente cantava os 'Parabéns'. Agarrou-se ao meu pescoço, parecia que o coração lhe saltava do peito! 'Obrigada tia...' e toda a trabalheira valeu a pena naquele instante...

domingo, 8 de setembro de 2013

Petiscos e um jantar a 3 (bebé incluído!)

Foi dia de experiências, houve cogumelos e mais cogumelos, pimentos do país vizinho, e uma pizza caseirinha... Vejam vocês mesmos!
Cogumelos Pleurothus grelhados com sal grosso e vinagre balsâmico, e Pimentos Padrón

Pizza: massa de pizza marca Continente, molho de tomate, tiras de bacon fumado, queijo mozzarela ralado e fresco, tomates cherry e cebola

Cogumelos Portobello recheados: retirar o pé ao cogumelo, rechear com farinheira, bacon em tirinhas ou cubinhos, 1 ovo e salsa picada

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Beringela Recheada e um jantar diferente

Preparei estas beringelas recheadas para aproveitar um pouco de carne picada preparada numa espécie de bolonhesa...


Como as preparei:
- Cozi por cerca de 15 minutos as beringelas em água com sal, apenas cortadas ao meio no sentido, digamos, SAGITAL;
- Com a ajuda de uma colher de sopa, retirei uma boa parte do conteúdo das beringelas, de modo que se parecessem umas tacinhas à espera do recheio; reservei a polpa da beringela;
- Fiz um refogado rico com: azeite (sempre andaluz de boa qualidade), bastante cebola, tomate natural cortado em cubos, a polpa da beringela, cogumelos e pequenos pedaços de pimento. Adicionei a carne picada (previamente tinha sido cozinhada à bolonhesa, esta receita é de aproveitamento). Deixei os elementos envolverem-se e apurar o gosto, temperei com um pouco de sal e pimenta.
- Recheei cada metade de beringela com uma boa quantidade deste preparardo, num tabuleiro de ir ao forno.
Cobri com queijo mozzarela ralado, e levei ao forno apenas para gratinar.
Acompanhei com arroz branco com passas, aromatizado com cravinho, ficou uma delícia!

Eu adorei, e o marido também se fartou de elogiar, experimentem!!

sábado, 17 de agosto de 2013

E se a Mamã também tivesse as Mãos Inquietas??

Pois isto é bem capaz de ter um cheirinho de genética à mistura. A minha mãe é uma pessoa MUITO habilidosa, e já o era a Avó Dulce. Ainda bem que chegou um pouquinho até mim, embora em artes bem diferentes!
E das mãos da Mamã Inquieta saíram estas pequenas maravilhas, que hão-de chegar direitinhas ao Serviço de Neonatologia do nosso Hospital!


19 gorrinhos minúsculos e 15 pares de botinhas super fofinhas!
Obrigada, Mamã, muitas famílias te ficarão gratas mesmo sem saberem qual é o rosto por detrás deste miminho.... Adoro-te Mamã!

Salada no Abacaxi

Para quando se pretende impressionar logo pelo aspecto, esta bonita salada pode dar um 15 a zero!

Contém o abacaxi cortadinho, gambas compradas já cozidas, tomate-cherry, milho, tudo envolvido em molho cocktail!

Muito simples mas bastante bem apresentado :-)

Sobre a magnífica descoberta dos Vol-Au-Vent :-)

Procurei por toda a parte, Continentes grandes, Continentes pequenos, Pingo Doce, até LIDL conforme li de alguém na net... e nada!! Mas eis que um hipermercado me abre as portas para um mundo totalmente novo: Obrigada Jumbo do Arrábida Shopping!!

Ele há Vol-au-vents de todos os tamanhos e feitios, e tacinhas e coisinhas para fazer todo o tipo de petiscos maravilhosos!

E vai daí comprei logo 2 caixas de mini VAV, que hoje foram preparados desta forma:

1 - Pasta de salmão fumado, natas light, queijo philadelphia e gotas de limão, decorado com um gomo de tomate-cherry e ovas de arenque.

2 -  Compota de abóbora caseirinha, queijo creme de cabra, 1/2 noz para decorar...

Espera-se o veredito da famelga Henriques amanhã!!


(E isto não me sai da cabeça, que o potencial e formas de decorar são imensas...)





domingo, 11 de agosto de 2013

Gentes que me inspiram...

Eu absorvo tudo, cusco tudo, meto o nariz a torto e a direito. À procura de inspiração e novas sabedorias...

A estes, sou muito fiel:


Mas há mais, muitos mais!
E há o Jamie , e o Gordon, e o Bourdain... 


A todos eles muito obrigada por tudo! :-)

Cinco Receitas e um Fim-de-semana muito culinário

Quiche de Carnes Frias


Ingredientes:
1 base de massa quebrada
salame, paio do lombo, bacon, chourição (6 a 8 fatias de cada)
4 ovos
1 pacote de natas light
Sal e pimenta

Preparação:

Forrar uma tarteira com a base de massa quebrada
Dispor sobre esta as fatias das carnes frias, intercalando a gosto (eu evitei juntar as mais fortes, tipo salame e chourição, interpondo o paio)
Numa tigela bater os 4 ovos com um garfo, adicionar as natas, e formar uma mistura bem homogénea
Verter este preparado na tarteira e deixá-lo envolver as carnes
Levar ao forno (180 graus) por cerca de 40 minutos, ou até ficar com um aspecto bem douradinho.
___________________________________________________________________________________


Folhados de salame e queijo


Ingredientes:
1 base de massa folhada
Salame
Queijo mozzarela ralado

Com um cortador de pizza, cortar a base de massa folhada em triângulos com cerca de 3 cm, no mesmo sentido em que se cortam as fatias de pizza.
Cortar as fatias de salame em metades. Colocar uma metade na ponta mais larga do triângulo, um pouco de queijo mozzarela, e enrolar para ficar com a forma de croissant.
Pincelar com gema de ovo e decorar com sementes de papoila.
Levar ao forno a 175º, vigiando até a massa estar cozinhada.
___________________________________________________________________________________


Figos com Queijo de Cabra e Presunto

Ingredientes:
6 figos maduros
1/2 queijo de cabra
6 fatias de presunto

Preparação:
Lavar bem os figos e cortá-los em 4 sem chegar ao fundo. Rechear com uma fatia de queijo de cabra, e enrolar uma fatia de presunto à volta de cada figo.
Prender com um palito.

Servir! 
___________________________________________________________________________________


Tacinhas de Brie com Compota de Abóbora caseira

Ingredientes:
Queijo creme Brie
Compota de abóbora (feita por mim)
Nozes

Forminhas de papel forradas com massa folhada (ou vol-au-vent de compra, que não arranjei EM LADO NENHUM)

Preparação:
Rechear as formas com um pedaço de compota e cobrir com uma colher de queijo creme Brie
Decorar com noz e levar ao forno até a massa folhada estar cozinhada
___________________________________________________________________________________

Folhadinhos de atum


Ingredientes
1 lata de atum
maionese
cebolinho
limão
massa folhada

Preparação:
Fazer uma pasta misturando o atum escorrido com a maionese, o cebolinho cortado muito pequeno, e algumas gotas de limão
Cortar com um copo rodelas de massa folhada, rechear com a pasta de atum e fechar em forma de rissol
Pincelar com gema de ovo e enfeitar com sementes de papoila, se desejar
Levar ao forno a 175graus até a massa folhada ter aspecto de cozinhada
___________________________________________________________________________________

Paté de Linguiça
Foto algures @net
Ingredientes: 
Linguiça
Fiambre
Cebola
Queijo Mozzarela ralado
Maionese

Preparação:
Ralar na picadora todos os ingredientes individualmente. Misturar todos, em porções aproximadamente iguais, ligando-os através do uso de maionese. Provar e equilibrar o sabor conforme o gosto pessoal, e temperar se desejar
Sugestão de apresentação: dentro de um pão saloio alentejano










Lombos de Salmão com Cogumelos


Ingredientes: 
lombos de salmão, batatinhas para assar, 1 lata de cogumelos, pimentos natas, coentros

Preparação:
Dispor numa assadeira os lombos de salmão e as batatinhas previamente cozidas (ligeiramente, cerca de 10 minutos) e ‘esmurradas’.
Numa frigideira anti-aderente, saltear os cogumelos com pimento cortado em tiras finas, e com os coentros. Adicionar um pacote de natas light e deixar cozinhar um pouco para que os ingredientes se liguem.

Verter este molho sobre a assadeira e levar ao forno até que o salmão esteja cozinhado.

Tentáculos de Pota à Lagareiro


Ingredientes:
Tentáculos de pota
Batatinhas pequenas para assar
Azeite e alho

Preparação:
Cozer os tentáculos de pota durante ½ hora, em água com sal.
Cozer as batatinhas pequeninas (com casca, bem lavadinhas) por cerca de 10 minutos, retirar e dar um murro em cada uma delas.
Num tachinho à parte, ferver uma boa quantidade de azeite com 3 dentes de alho picados.

Dispôr numa assadeira os tentáculos e as batatas, regar com o preparado anterior, e levar ao forno até alourar um pouco os ingredientes.
Servir bem quente, acompanhado eventualmente com grelos salteados ou outro legume a gosto.

Das ausências...


O tempo de calor é assim mesmo, faz-nos afastar do habitual. Em vez do sossego dos dias, toma conta de mim uma energia que não me deixa parar nunca, quero fazer reservas de sol para todo o ano, quero passear, conviver, convidar, desfrutar...
Ficam de lado as actividades típicas dos dias cinzentos e frios, em que a nossa casa é o melhor lugar do mundo, o nosso Mundo da brincadeira e do Amor, não há pinturas, não há fimos, está tudo em hibernação... Aproveito, apenas, para aqui e ali absorver ideias que certamente irei colocar em prática mais tarde.
Por agora os dias são mais da culinária e dos amigos!

Até já, e conheçam o que as Mãos Inquietas andam a fazer pela cozinha!

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Ensaios ao jantar


Cesto de Ovos com Fiambre

Pão de forma sem côdea (4 fatias)
4 Ovos
Fiambre ou Bacon em tirinhas
Queijo para gratinar

Passar o rolo da massa em cada fatia de pão, e com as fatias forrar forminhas de queques
Refogar o fiambre em azeite, cebola e alho até alourar. Colocar no fundo das formas um pouco do refogado de fiambre, abrir um ovo por cima, e cobrir com queijo ralado.

Forno a 180º, aprox 12 minutos.


Sobre este prato tenho a dizer que é simples e de gosto suave, e que ainda vai ser alvo de algumas experiências até atingir a excelência pretendida...

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Gratinado criado há uns anos no pequeno T2

Gratinado de Massa com Bróculos e Camarão


Este é um prato que foi criado e servido pela primeira vez no nosso pequeno T2, e ficou aprovado pela sua simplicidade. Não são sempre os mais elaborados e as 'bombas' que conquistam os paladares de quem os prova!!

- cozer massa fusilli tricolor
- escaldar gambas congeladas de tamanho médio
- escaldar raminhos de bróculos escolhidos e cortados previamente 
- misturar tudo num tabuleiro de ir ao forno
- regar com um pouco de bechamel (sou adepta do caseiro, que podemos aromatizar a gosto)
- cobrir com queijo mozzarela ralado ou outro que seja adequado a gratinar
- vai ao forno até o queijo ficar loirinho

Está pronto a saborear!

Dia de PicNic!

QUICHE DE ESPINAFRES, REQUEIJÃO E BACON

INGREDIENTES
1 base de Massa Quebrada
2 requeijões
1 saco de folhas de espinafre
1 embalagem de tirinhas de bacon
(todos os ingredientes usados são de marca Continente)
4 ovos
1 pacote de natas light

PREPARAÇÃO
Forrar a tarteira com a base de massa quebrada, mas sem tirar o papel vegetal
Saltear em azeite e alho os espinafres, juntar o requeijão todo desfeito e bem escorrido, e as tirinhas de bacon, deixar apurar um pouco mas sem criar nenhum líquido, que estraga a consistência da quiche.
À parte, bater 4 ovos  e um pacote de natas com um garfo até incorporar bem.
Juntar o 'preparado' com o 'salteado', verter sobre a tarteira e levar ao forno por cerca de 40 min, vigiando sempre, até ter aspecto de estar bem cozinhado.
Servir já fria, os sabores ganham realce...

Bomba Deliciosa - Parte 2

Filetes de Peixe-Gato no Forno

 Filetes são aquele prato que se imagina sempre frito, mas como eu não faço fritos em casa (os filetes fritos da sogrinha são dos deuses!!), tive de arranjar uma forma diferente...

Temperei-os com sal e limões, e coloquei no fundo de uma travessa. Cobri com uma fatia de presunto cada um dos filetes.
À parte, preparei um molho bechamel caseiro, aromatizado com 2 dentes de alho esmagados.
Reguei os filetes com o Bechamel, e... Forno!!

Coisa mais simples!... e muito deliciosos, acompanhados de um arroz branco com passas....

Bomba Deliciosa - Parte 1

Peitos de Frango Recheados


INGREDIENTES
Peitos de frango abertos (dizer no talho que são para rechear facilita)
Alheira
Maçã (qualquer variedade)
Queijo mozzarela ralado para gratinar

PREPARAÇÃO
Marinar os peitos de frango com vinho branco, cebola laminada, sal, pimenta, polpa de tomate ou tomate frito em conserva (marca continente)... durante uma ou 2 horas
Tirar a carne da marinada, dispôr num tabuleiro de forno: cada peito leva no seu interior um bocado de alheira (uma alheira dá para 3 peitos de frango, +/-) bem espalmadinho, e umas quantas lascas de maçã (têm de ser em quantidade suficiente para que o seu sabor tenha realce no prato)
Voltar a fechar o frango sobre o recheio, e se necessário prender com um palito. Polvilhar com o queijo.
Regar com a marinada, levar ao forno até verificar que a carne está cozinhada e o queijo gratinado!!

Desfrutar com um bom vinho tinto, na companhia dos melhores amigos...


terça-feira, 11 de junho de 2013

A cozinha também não pára!!

 Salada de Tomate, Mozzarela, Rúcula e Salmão Fumado


 INGREDIENTES: Tomate às rodelas
                              Mozzarela de búfala fresco, cortado às rodelas
                              Rúcula
                              Salmão Fumado
                              Nozes

PREPARAÇÃO:
Dispôr os ingredientes conforme a foto ou ao gosto de cada Chef
O segredo está no tempero: Azeite de qualidade superior, vinagre balsâmico e MEL (apenas sobre o tomate e o queijo, o salmão e a rúcula já têm os seus gostos muito acentuados, há que deixá-los brilhar no prato)

Aprovadíssima pelos convidados...


Encomenda Especial - PRINCIPEZINHO!

Ficou uma fofura esta fraldinha para o baby principezinho que aí vem, só espero que a mamã goste tanto como gostei eu de a fazer!!
Muitas felicidades Dra. A.G.! Vai ver a doçura que é ter o principezinho nos braços....

Mais pinturas em tecido - Tshirts para um cachopo!


Adoro bonecos meios doidos!
Em breve há mais duas para mostrar, estão no ""forno"" a ser concluídas e são para o meu João!

Estas Mãos nunca que aquietam!!!




Mimos para uns manos que eu adoro!!



 T-shirts para os manos M. e MM, por reconhecimento de um a amizade muito especial!
Espero que a mamã goste muito :-)